terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nem tudo é um estado de graça…

O meu primeiro fim-de-semana em STP começou bem, na sexta fomos jantar a Trindade, a casa do Padre, melhor, um restaurante gerido pela igreja, muito bom, recomendo e de seguida fomos às noites crioulas, animadas e com muita dança. Deitamo-nos mais tarde do que o costume meia-noite. Tínhamos programado ir fazer as compras para a semana no mercado, muita agitação, cor e gente. De seguida participei no programa de rádio, expliquei aos ouvintes o que venho fazer a STP e foi interessante. Não estaria a ser verdadeira se contasse só as coisas boas, confesso que numa visita que fiz esta semana à maternidade que se encontra no hospital central, não me senti muito bem, quase desmaiei, muito calor, falta de ar, pressão a descer e com condições degradantes, não consigo imaginar as mulheres que lá se encontram a dar à luz, num local daqueles. Só para vos dar uma ideia, as mulheres que têm possibilidades, pedem aos familiares para lhes levarem um garrafão de água para poderem tomar banho. Não há água no hospital, e as enfermeiras chamam-nas a uma determinada hora (madrugada) para tomarem banho, caso não vão, depois fecham os chuveiros o resto do dia. Fiquei muito incomodada por ter ouvido estes relatos, por ver a degradação da maternidade… talvez por ser mulher esta realidade incomodou-me de mais, afinal ter um filho deveria ser algo de muito bom, mas nestas condições, não sei se só de pensar em ir para um sitio destes, dá alguma alegria a alguém. Associei as imagens que vi, a um campo de concentração e após esta visita, a minha fome desapareceu, mas mais do que a minha fome, pensei nas injustiças sociais, estar grávida em STP não é de todo um estado de graça.

CF

Nenhum comentário: