terça-feira, 1 de setembro de 2009

1º dia de formação

Após uma semana em STP, já deu para assimilar algumas coisas, ouvir muitas pessoas e pensar ou fantasiar que este primeiro dia de formação, talvez não fosse tarefa fácil. Como toda a gente ao diferente oferece-se resistência, estava à espera de ser olhada de alto a baixo, a branca que vem ensinar-nos coisas… nada disso, fui muito bem recebida pelo meu primeiro grupo de formação e o dia, correu bem. Embora aqui as coisas se passem de forma diferente, quem vem à formação e neste caso no período da tarde, temos que oferecer almoço e lanche. Quem trabalha no centro e não vem à formação (só para a semana…) também vem buscar o almoço, incrível. Mas o que é certo é que as pessoas de nós não esperam outra coisa, mais as ajudas de custo para as deslocações, visto que vêem de fora do distrito. Há pois, sem estas benesses não há adesão. Bem são formas de funcionar. Estou há uma semana cá, mas só mesmo hoje me senti verdadeiramente a trabalhar, talvez pelo contexto de formação, estar com os técnicos, partilhar experiências profissionais… mas sem dúvida há muita coisa a mudar. A área de formação é VIH, logo o uso do preservativo, mas aqui o lema predominante é que a banana não se come com casca, fiz-me entender  pois mudar comportamentos e mentalidades é o desafio.
Ao sair da formação fiz uma caminhada ainda longa para ir ter com a minha amiga que estava numa reunião, quando vou muito bem a andar, alguém grita pelo meu nome, achei estranho afinal a voz não era conhecida, ao virar-me vejo a Cristina (nossa ex empregada) que me acenava e perguntava se estava tudo bem. Isto para vos contar que me senti mesmo cá, já pertenço aqui, alguém de fora das pessoas do meu círculo, me reconhece nas ruas de STP e grita pelo meu nome. Coisa simples, mas que me fez sentir em casa.

CF

Nenhum comentário: