segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Quem me Rodeia...

Não seria de todo elegante, não apresentar os que na última semana me têm feito companhia. Afinal vim aterrar numa ilha que não conhecia, e onde era totalmente estranha. Posso para já dizer, que não me tenho sentido só, a não ser que opte, o que também nem sempre é fácil. No local onde estou, vivo eu e outra pessoa (o guia) um português que está longe de Portugal há muitos anos. Está cá a trabalhar há dois meses e parece-me integrado, embora critico. Temos 3 guardas, o jovem de 18 anos, e mais dois, que fazem o período da noite, chegam regularmente atrasados ao seu turno. Penso que após nos irmos deitar, passam a noite toda também a dormir. Cá pelo espaço circulam muitas pessoas durante o dia. Existem as senhoras, que são responsáveis, pela limpeza, cozinha, existem outros tantos homens que são responsáveis pela manutenção, quer do espaço, quer do que o circula. Quanto aos animais convidados, temos o cão, o gato, e no outro dia esqueci-me de falar do Porco. Também cá temos um, e talvez por só o ter ouvido ontem é que me lembrei da sua existência. O que é certo é que a partilha do espaço é feita amigavelmente e com respeito. As outras pessoas, que posso dizer mais chegadas, são os formandos que me ouvem, ou pelo menos, quero acreditar nisso. Hoje antes da formação, fui fazer uma supervisão, a enfermeira que me recebeu, foi muito simpática e para além de me mostrar o local de trabalho, mostrou-me uma vista lindíssima que se tem do Príncipe, bem como uma roça “Estrela Nova” pequena e acolhedora, e as estufas do cacau, ou seja, onde se produz muito do chocolate que chega a Portugal. É o que este projecto tem de bom, para além de trabalhar, tenho a oportunidade de conhecer sítios e pessoas novas. Esta enfermeira e após me convidar para jantar na 6ª feira, fiquei a saber que é casada com uma pessoa importante da ilha. Mais não digo, porque isto é tudo tão pequeno, que rapidamente saberiam de quem estou a falar. O Sr. que ontem me acompanhou durante o dia, hoje logo em cedinho, veio me entregar uma coisa que fiquei em levar para São Tomé, claro que tive que pagar, mas a atenção não se paga. São estas pessoas, animais e gestos, que me fazem sentir em casa!
CF

Nenhum comentário: