terça-feira, 6 de outubro de 2009

Frio Frio…

Não sei bem como começar e tão pouco como passar para palavras o que tenho visto, sentido e vivido no Príncipe. Acordei cedo, como já é hábito, não sei se a osga continua lá, após várias tentativas da encontrar, o guarda desistiu e convenceu-me a desistir. Hoje é feriado em Portugal, mas por aqui trabalha-se. Foi o primeiro dia da formação, e após quase doze horas de ter acordado, parece que passou um camião por cima de mim. Andei outra vez pela cidade, e o clima aqui deixa qualquer um recém chegado de rastos, a humidade é muita (90%), e toda eu transpiro, nunca pensei que tinha tantos poros. Bebe-se muita água, e só há pouco é que o Sol deu da sua graça, porque até então, estava nublado, para sorte dos que têm que andar a pé, como no meu caso. Do local em que estou a dar formação, tenho a minha frente uma paisagem paradisíaca, e em toda a ilha, para onde quer me volte, tudo é lindo.
Não é preciso ir até Bombom, para se poder apreciar o Paraíso. Após o almoço, voltei a dar uma caminhada, e parei a contemplar o mar, e tudo o que me rodeava, é um local que proporciona introspecção, meditação e traz-nos uma tranquilidade infinita. As pessoas são extremamente simpáticas, acolhedoras e prestáveis, mas atenção, neste momento vivem aqui 5 mil pessoas, e só vi até ao momento 6 brancos. Como dou nas vistas por estas bandas, toda a cidade já sabe quem eu sou, o que ando aqui a fazer e onde estou alojada, enfim, aqui a branca não passa despercebida. Agitação por aqui não é coisa que se sinta e até meio da tarde, tudo estava calmo, há pessoas a circular, mas nada de mais, cerca de 15 carros, mais umas tantas motas e daqui a pouco, lá para as 17.00 como diz o guarda, fica frio frio. A primeira vez que ouvi isto, pensei, que exagero, com esta húmida toda, e este calor, como frio, pensei eles não estão mesmo habituados ao frio à séria… mas depois pela continuidade do discurso, percebi que aqui frio frio, significa, sem pessoas e pensei para comigo, mas é possível ainda ver menos gente?! A natureza aqui é quem manda, é o que predomina, é o clima que nos move, são os bichos que estão por todo o lado, são os barulhos durante a noite que nos acompanham nos sonhos, enfim, tenho que me render… estou quase quase no Paraíso.
CF

Um comentário:

Anônimo disse...

querida amiga, realmente só te falta o tal de l,m,n,o,p ou seja lá a começar por outra letra qualquer!como tb ainda não viste todos os habitantes e estás numa ilha pequenita.....sabes lá o que ainda vai acontecer até sábado? mtas saudades e aproveita cada segundo
i