terça-feira, 6 de outubro de 2009

Chegada ao Príncipe…

Na minha chegada só faltava mesmo cá o Luís Bernardo…para quem leu o Equador, sabe do que estou a falar. Não há nada como não criar expectativas, ou seja, por terras africanas há que não as criar. Posso dizer que aterrei já há algumas horas na ilha do Príncipe e estou deslumbrada. A ilha é linda, selvagem, verde por todo o lado, as nuvens parece que tocam na nossa cabeça. Mal cheguei ao aeroporto e como já tinha a minha boleia combinada esperei por ela, mas se não tivesse não tinha tido qualquer problema em obter uma. Todos os carros
(4) que se encontravam lá, me perguntaram se precisava de boleia para a cidade. Encontro-me em Santo António, capital, e assim que cheguei fui conhecer o meu alojamento, mais do que perfeito, há problemas de energia, mas não de água e aqui a companhia de energia, estabeleceu horário, que ajuda a organizar os habitantes. Temos energia de manhã, das 8 às 13 e da parte da tarde das 17.30 às 23. Assim já sabemos com o que contamos e não somos surpreendidos. Nas mesmas instalações que eu, encontra-se um senhor também em missão, que foi o meu guia durante o dia de hoje. Está cá há 2 meses e já conhece tudo e todos. Decidimos ir almoçar a um local típico, onde esperámos duas horas pelo almoço, mas valeu a pena, delicioso. Decidimos ir visitar a cidade para ajudar a digerir o almoço. O Príncipe está como sempre esteve, o que foi construído e se mantém de pé, excelente, o que caiu caiu e já não se levanta. Posso quase dizer que estou no Paraíso, tudo é pequeno, leve leve, e muito sossegado. Estamos a falar de uma ilha onde vivem 6 mil habitantes. O meu guia para além de tudo tem sentido de humor e pelo que percebi, também gosta de ter caras novas, com quem poder conversar e transmitir o que já foi aprendendo. Já sei localizar o sítio para onde amanhã terei que ir. Como o meu guia diz, ou se gosta e se fica ou não se aguenta estar aqui e quer-se sair o mais depressa possível.
Para já quero ficar, sair também é pensar na avioneta que me trouxe até aqui… que para quem não gosta de voar, de maneira nenhuma é aconselhável, mas a paisagem que se pode contemplar com a chegada ao Príncipe é única, a cor e beleza do mar que contrasta com o verde que está por toda a ilha, compensa.
Ao regressar ao meu alojamento, pude ir a net, e encontro-me a assistir ao telejornal, nada mal, sei que não vai ficar a meio, porque a energia está garantida, só não dá para ver o final do filme da noite, ou seja, podemos começar a ver o filme, mas nunca conseguimos ver o final, é sempre depois das 23h.
Com o cair da noite surgem os nossos amigos que não são convidados, à pouco quando entrei no quarto percebi que lá está uma osga, pensei em pedir ajuda ao guarda, que temos 24 horas, que me respondeu, que não fazem mal, que até é bom, porque mata mosquitos, quando decidi vir pedir-lhe ajuda, dei de caras com um caranguejo grandito, que não saía do meu caminho, aos meus pés agora tenho um gato e mais ao fundo um cão. As formigas por aqui são uma constante, já para não falar das abelhas, que andam por todo o lado… resumindo, só posso dizer que definitivamente terei que dormir, por baixo do mosquiteiro!
CF

Nenhum comentário: