quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nova Iorque…

Esta entrada é acima de tudo um agradecimento aos fantásticos anfitriões que tive o privilégio de ter nesta GRANDE CIDADE (E&F) e às outras duas mãos, pela companhia em mais aventura de vida…
Aos três, bem hajam!
Já tentei várias vezes escrever sobre esta viagem/cidade…mas as palavras faltam-me… e sempre que falo…parece que estou a contar a história que alguém me contou…parece que a viagem não foi real e a ter sido…parece longínqua!
É uma situação estranha e única …nunca tinha sentido isto…saber que estive, mas ao mesmo tempo pôr em causa se realmente estive ou apenas sonhei…
É difícil de explicar…e frustrante não conseguir transmitir emoções, sentimentos, vivências…e tão-somente palavras… mas ainda assim, esta Cidade merece o esforço!
E então cá vai… NY é efectivamente a Cidade das cidades, igual aos filmes e daí parecer irreal e quase inatingível…é uma cidade que se impõe, pela sua grandeza, imponência, organização e diferença… (senti-me tão pequena!)
Esta sensação tive-a logo no primeiro dia quando saí do metro em WTC e me deparei com o Ground Zero… e revivi mentalmente todas as notícias, filmes e documentários sobre aquele lugar e que na minha cabeça... era muito maior do que aquilo que é na realidade… engraçado…um espaço menor, mas uma emoção enormíssima, tal como os edifícios que o ladeiam e que me fez perceber que aquele atentado, só poderia realmente ter acontecido ali… pois ali é o centro do Mundo…só ali teria realmente impacto em termos mundiais e perduraria em termos de memória colectiva!
Não posso dizer que conheci/vi toda a cidade, mas dada a sua grandeza e o tempo que lá estive e graças às 3 pessoas a quem dedico esta entrada…posso afirmar que fiquei com umas boas luzes… passando pelas atracções de roteiro, até aos pormenores que escapam aos turistas, mas não aos moradores :)
Algumas referências especiais, mas impossíveis de descrever: Seaport ao entardecer, a vista do Top of the Rock e Empire State, Times Square e as suas luzes,Central Park (Strawberry fields), Miss Freedom pelo que representa, e peso de St. Paul's Chapel… Uma palavra ainda para Newark, uma cidade muito engraçada, peculiar, uma espécie de reprodução de vários cantos do mundo, que gostei e onde me senti praticamente em casa!
Uma referência também a todos os habitantes da cidade de NY e arredores, naturais ou não… pela simpatia, respeito, não discriminação ou preconceito face aos demais e pela “boa convivência” entre eles e os milhares de turistas, apesar das muitas diferenças (se calhar só aos meus olhos!)
Qualquer local, qualquer momento daria um anúncio para a Benetton!
Por tudo isto e por tudo aquilo que é muito e não consigo transmitir em palavras… I LOVE NY!
R
P.S - Pode parecer um cliché...mas vim diferente!

Um comentário:

Xuxi disse...

thats the beauty of NYC!!
quando quiseres sonhar ja sabes: é so comprar o bilhete. ha souvenirs no blog. beijos linda!