quarta-feira, 22 de abril de 2009

Não quero ouvir mais nada...

No outro dia li num blog a falar de um assunto sobre o qual hoje pensei em vários momentos do dia. Nunca vos aconteceu estarem num sitio onde pensam, o que estou aqui a fazer... onde as pessoas falam pq se gostam de ouvir e nunca se questionam se os outros a querem ouvir... pois bem, hoje eu senti isso e muito mais. Nas minhas fantasias, dei por mim, a colocar balões de fala às pessoas, e a apetecer-me gritar muito alto "pq n se calam?". Bem isto tb me soa a familiar, versão portuguesa, claro está. Não sei se os meus ouvidos estão menos tolarantes, ou ultimamente tenho esta sensação... as pessoas falam e falam, mais para se ouvirem, do que para o outro que têm em frente. O que me faz pensar que existem duas opções: 1. as pessoas podem sp falar sozinhas; 2. pq não estar com outra pessoa e às vezes deixar o silêncio "falar" mais alto. Não há problema estarmos com outra pessoa e de vez em quando pararmos para reflectir e calarmo-nos. Isto é que é gente que gosta de falar... mas ir ao psicólogo que é bom, ninguém vai!! O silêncio tb é bem vindo, ok?
CF

3 comentários:

Anônimo disse...

Para começar, tenho a dizer-te que as idas ao psicólogo têm vindo a aumentar, e acredito que a percentagem aumente ainda mais :D
Quanto ao silêncio, tanto pode ser saudável como constrangedor, depende do nosso estado de espirito. Existem alturas em que necessitamos de estar em silêncio absoluto e ficarmos apenas com os nossos pensamentos, outras que precisamos de ouvir e ver gente a falar/discutir/rir ... existem ainda aquelas alturas, que necessitamos mesmo de falar mas sozinhos, em que as paredes são os melhores ouvintes ...
HF

Anônimo disse...

Concordo amiga, com a importância do silêncio, que aliás, não sei bem explicar porquê, este só nos é possível partilhar com alguém com quem nos sentimos proximos. Não é tão bom, conversarmos horas com um amigo e ficarmos em silêncio também?Beber um copo e fumar em silencio?E nas viagens de carro?Não é tão bom esse silêncio sem nos sentirmos sós?Sem nos sentirmos constrangidos?Ao contrário do que é comum afirmar, o silêncio é sinal de confiança, de paz ... de silêncio!
algarvia

Unknown disse...

Pois é cara colega!! Todos nós gostamos de ser ouvidos, agora ouvir...há até quem pague só para ser ouvido :)
A verdade é que já dei por mim a ter autênticos monólogos com alguém sentado à minha frente e a pensar “mas estamos a falar da mesma coisa?” e outras vezes a escutar em silêncio o monólogo dos outros, que falam só para se ouvirem...
Está cada vez mais difícil ter uma boa conversa...salvem as quintas-feiras à noite!! depois das 22h...