quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mas...já passou um ano ?????

Ora, Natal…
A que propósito te lembraste de escrever já, sobre o Natal?
È verdade que falta menos de um mês…mas também é verdade que eu ainda não senti essa proximidade… o que justifico com a minha vida atribulada ultimamente, mas acima de tudo com o tempo ou temperatura que nada faz prever que estamos praticamente em Dezembro…
Este ano não vi o Outono…não vi as chuvas… …nem aquele frio que se entranha até aos ossos…enfim, o tempo também já não é o que era…
Eu gosto do Natal!!! Gosto das luzes, gosto das músicas, gosto dos sorrisos, gosto das pessoas…mesmo sabendo à partida que tudo, quer luzes, quer sorrisos terminam o mais tardar nos Reis…
Tenho uma vantagem com relação a ti… (?) é a sorte de não passar o Natal em Lisboa…
Lá para onde vou…o Natal é ainda uma festa de família com muitos á mesa e onde cabe sempre mais um… enquanto que por cá e independentemente daquilo que cada um queira retirar da quadra, o Natal é essencialmente consumo…mas também altura propícia a tristezas, neuras e saudosismos…seja porque nos lembramos daqueles que já não estão connosco, mas nós gostaríamos muito que estivessem, seja pela consciência momentânea que temos do que nos rodeia e do quão egoístas somos…seja pelo confronto com a pouca disponibilidade financeira para entrar no jogo do consumo natalício…
Obviamente, e como dizes... a solidariedade nesta quadra aumenta, não pelo outro…mas pelo próprio, é mais uma forma de nos compensarmos e de nos sentirmos melhores…faz parte do espírito…obviamente que não é de louvar…mas é melhor, aproveitar….pode ser que sejamos surpreendidos e se mantenha para além dos Reis…
Bom, e quanto a mim…irei a todos os jantares de Natal que me for possível ir…pois será mais uma possibilidade para estar com os que me são queridos…
Quanto à passagem de Ano…em termos práticos é um dia como outro qualquer, o último do ano…em termos teóricos é o Dia dos dias, o dia do balanço, o dia do fim de um ciclo, a véspera de um ano que se espera melhor e cuja lista de intenções é normalmente imensa… mas não me apetece ainda fazer muitas considerações sobre o novo ano…apetece-me estar atrasada…tal como tempo…
Mas provavelmente lá iremos todos comer as 12 passas, pedir os 12 desejos, fazer muitos votos…e talvez…quem sabe, comer umas febras grelhadas com arroz…!!!
R

Nenhum comentário: