segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Principios até quando?!

Fiquei a pensar desde 6ª feira passada na palavra PRINCIPIOS/VALORES, quem tem, quem não tem, e quem vive bem ou mal com eles. Somos rapidos a julgar e criticar alguns principios ou mm a ausência deles... mas pensando bem, mesmo aqueles que os têm e que acreditam viamente nos seus, quantas vezes pensaram em quebra-los e o fizeram e os outros que ficaram só no pensar e que nunca o fizeram... penso que esta questão como muitas outras, que tocam nas nossas moralidades, são fáceis de pisar o risco. Parece fácil, num momento estamos de um lado e no segundo seguinte noutro. Valerá a esperiência de quebrar? Poderei dizer que nalguns casos sim, noutros jamais e no gozo que dá os segundos em que nos encontramos no limiar, da passagem de uma face para a outra da moeda. Há valores e principios em que acreditamos tanto, que jamais pensariamos em não os seguir, mas há outros com bases menos sólidas e com algum jeitinho facilmente transpomos. Não sei se é das noticias, da crise, da situação em que se vive, mas parece-me que os que se ausentam de valores e principios, conseguem ser na maioria das vezes mais felizes e despreocupados. Ou será tudo isto uma ilusão... o facto de sermos fieis aos nossos, é que nos faz sentir bem, no papel que temos neste percurso.

Uma reflexão!!
CF

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoalmente...acho que os valores deviam ser feitos de acordo com a consciencia de cada um e não da "consciencia" da sociedade. Todos temos valores que provavelmente não serão iguais aos dos nosso pais, amigos, etc...
Por vezes somos criticados por outros porque agimos de forma "A" quando deveriamos ter agido de forma "B", e por isso somos infantis, irresponsáveis, doidas(os)... Mas julgo que desde que tenhamos a consciencia tranquila devemos ser fieis aos nossos principios. Pronto, confesso que não sou um bom exemplo, mas eu não consigo viver de acordo com as regras da sociedade. Respeito limites e afins, não ando por ai com uma pistola a dar tiros no pessoal!!Por vezes posso tomar uma decisão que não é boa para algumas pessoas, mas é boa para mim...no fundo é tudo uma questão de escolhas e opçoes. Ou escolho seguir um padrão de comportamento e sou infeliz ou sigo a minha intuição (se bem que há alturas em que, como dizes, apetece-me pisá-los e sinceramente...nunca percebi o porque de nunca os ter pisado, quando realmente é o que me apetece fazer...Que raio de luta interna!!).
Tento viver ao máximo a minha vida, tendo como orientação os meus principios e valores (não confundir os dois). Fiz opçoes que foram boas, mas também fiz opções que foram más...mas posso dizer que as fiz e que foram decisões/opções minhas.