sexta-feira, 9 de maio de 2008

Voltei...mas ainda não me sinto cá

Prometi a várias pessoas, que deixaria aqui um breve resumo da minha estadia em São Tomé. Várias foram as frases que me disseram enquanto lá estive, as quais retive... "ninguém esquece STP"; "ou se gosta ou se odeia"; "vais deprimir quando chegares a Lisboa"; "se gostares vais voltar". Na minha última noite em STP já várias pessoas me perguntavam se eu tinha saudades e eu perguntava-me como é que se pode sentir saudades, se ainda lse está lá? Qual não é o meu espanto que naquelas horas em que aguardei pelo avião que me trouxesse de volta para Portugal, fosse cancelado, ouvesse greve da TAP, ou qualquer outro imprevisto, que me fizesse adiar o meu rergresso. Para além de deixar a ilha, deixei lá pessoas, amigos, locais, paisagens e sentimentos que nunca mais vou esquecer. O espirito leve leve ainda me acompanha, e o que vos posso dizer é que STP é o extremo da beleza e da pobreza. É uma ilha linda, com pessoas lindas e pobre, muito pobre que impossibilta a maioria das pessoas a terem o minimo de condições dignas para viver. Mas o que me espantou mesmo, é que não vi pessoas infelizes... vi pessoas pobres mas cheias de esperança, isso fascinou-me. Fiquei em determinados momentos a pensar, do que servia ter um país lindo, e ter uma vida pobre. Mas o que é certo, é que é toda a envolvência da ilha, que faz as pessoas acreditar que há esperança.
A duvida de vir uma pessoa diferente, hoje já não persisti, definitivamente, venho diferente, áfrica, muda-nos a nossa cosmovisão, mexe connosco internamente, nos nossos sentimentos, crenças e atitudes. Só pelos imprevistos, pelas supresas, por tudo o que representou para mim estar e viver em STP, posso dizer que valeu a pena e uma certeza, vou voltar !! Este é o ponto de situação...

Nenhum comentário: