segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

LIVROS, leituras e reflexões

Já a algum tempo que andava para escrever sobre livros, até ao momento não tinha tido tempo, pois andava desejosa por terminar um livro "O rio das flores" após a leitura deste livro, talvez pela primeira vez, ou pelo menos de forma consciente, não consegui começar logo a ler outro. Precisei de me separar dele e dei por mim a fazer o luto... este livro é o segundo romance que li do Miguel Sousa Tavares e não tanto como o outro "Equador" cativou-me bastante, acabei por viajar, fui até ao Alentejo, Brasil, Espanha, enfim acompanhei o personagem. Mais do que as histórias dos livros que escolhemos, ou que por algum acaso nos veem parar ao colo, é sobretudo até onde conseguimos sonhar, ir e desejar que aquele momento em que voltamos a pegar nele volte depressa. Desde nova, sim porque já sou VELHA (isto é uma piada privada), que adoro ler, quando me perguntam de que livros gosto, até consigo identificar alguns, mas gosto de qualquer livro com o qual aprenda algo que não sabia, aqueles que fechamos mas continuamos a imaginar a história seguinte, enfim, aquele como o Equador, que me faz pensar até hoje de como será São Tomé e Principe e que sempre que penso nele me apetece ir até lá!!
Irrita-me quando ouço que os portugueses não leem, abomino as generalidades, conheço bastantes que leem, o que acho é que as estatisticas nestes casos, são feitas as faixas etárias que são obrigadas a ler, e isso claro que ninguém gosta, nem tão pouco de ler livros da escola, até os podemos vir a ler mais tarde, mas não quando somos obrigados, o sabor é outro. Custa-me contudo perceber que há muitas pessoas da minha geração que não têm a capacidade de concentração para ler um livro, sem pensar no jogo que podiam estar a jogar na playstation, ou mesmo acharem uma seca, ou ainda aqueles que leem mas só os jornais da bola, as gordas, etc, expressões que não nos fazem crescer, nem tão pouco sermos pessoas mais interessantes. Vá lá mas o saber ler sms, mails e derivados já é um bom começo...
CF

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

2008 d.c.II

Adoro quando sou supreendida, começo a pensar que o que ilumina a minha vida são as surpresas e os imprevistos, talvez porque são estas situações que nos tiram da rotina, nos fogem ao controlo do que está estipulado e nos fazem adaptar à realidade sem rede. Esta pequena introdução deve-se ao facto de ter ficado surpreendida com a tua última entrada. Gostei de ler a mensagem passada, por não encontrar nela conformismo, o novo trás-nos disto.
Eu comi as passas, sou reponsável, mas também quero acreditar nalguns rituais que me poderão ajudar na concretização de um ano cheio de planos. Pedi desejos, fiz a restrospectiva e sobretudo senti-me serena na despedida do ano que passou e na chegada do novo ano. Bebi champagne, tive boa companhia, fiz optimas refeições, ou seja, esperei pelo novo ano num bom ambiente, sobretudo acolhedor, foi como o senti e tive do melhor, afinal merecia-o.
Sem duvida os primeiros seis meses do ano, são de esperança, acreditamos vivamente que as coisas vão mudar e a nossa energia é sentida a redobrar, a "depressão" surge a partir de Junho, quando a mudança ansiada não surge. Este ano e conforme falado, vai ser o ano... comecei chateada qb devido a lei do tabaco, mas nada que não seja contornável e não ficarei agarrada a coisas que me irritam.
Para este ano apenas quero ser surpreendida pelo que a vida me oferecer dia a dia, a mim caberá tirar o melhor de cada dia "vivido". A minha vida não é uma desgraça :) e estamos lá!!

CF

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

2008 d.c

Sim… mais um ano que passou…
Balanços? Listas de intenções? …deixei-me disso…
O tempo cronológico exterior é sempre diferente do “nosso” tempo interno ou tempo psicológico, e por vezes torna-se difícil fazê-los coincidir… embora todos os anos o tentemos!!!
Este ano também não comi as 12 passas…li algures, que as Passas eram apenas mais uma forma de nos desresponsabilizarmos do rumo da nossa vida… e como isso eu já faço bem…achei que estas seriam dispensáveis….
Lamentar-me, não me apetece…não tenho motivos…pelo menos, suficiente mente fortes que não me façam sentir egoísta…
Congratular-me?...huumm…talvez e porque não?
Tive uma boa passagem de ano…rodeada de alguns bons amigos e de alguns estranhos interessantes… e acima de tudo… ESTOU VIVA ( embora ás vezes não pareça!)
Logo, tenho mais um ANO por minha conta… que na essência será aquilo que eu quiser fazer dele…!
A ti, duas mãos… o melhor!
A todos… um BOM 2008 ou como diria um Amigo…avancem sempre de olhos postos no Futuro…
R