quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mas...já passou um ano ?????

Ora, Natal…
A que propósito te lembraste de escrever já, sobre o Natal?
È verdade que falta menos de um mês…mas também é verdade que eu ainda não senti essa proximidade… o que justifico com a minha vida atribulada ultimamente, mas acima de tudo com o tempo ou temperatura que nada faz prever que estamos praticamente em Dezembro…
Este ano não vi o Outono…não vi as chuvas… …nem aquele frio que se entranha até aos ossos…enfim, o tempo também já não é o que era…
Eu gosto do Natal!!! Gosto das luzes, gosto das músicas, gosto dos sorrisos, gosto das pessoas…mesmo sabendo à partida que tudo, quer luzes, quer sorrisos terminam o mais tardar nos Reis…
Tenho uma vantagem com relação a ti… (?) é a sorte de não passar o Natal em Lisboa…
Lá para onde vou…o Natal é ainda uma festa de família com muitos á mesa e onde cabe sempre mais um… enquanto que por cá e independentemente daquilo que cada um queira retirar da quadra, o Natal é essencialmente consumo…mas também altura propícia a tristezas, neuras e saudosismos…seja porque nos lembramos daqueles que já não estão connosco, mas nós gostaríamos muito que estivessem, seja pela consciência momentânea que temos do que nos rodeia e do quão egoístas somos…seja pelo confronto com a pouca disponibilidade financeira para entrar no jogo do consumo natalício…
Obviamente, e como dizes... a solidariedade nesta quadra aumenta, não pelo outro…mas pelo próprio, é mais uma forma de nos compensarmos e de nos sentirmos melhores…faz parte do espírito…obviamente que não é de louvar…mas é melhor, aproveitar….pode ser que sejamos surpreendidos e se mantenha para além dos Reis…
Bom, e quanto a mim…irei a todos os jantares de Natal que me for possível ir…pois será mais uma possibilidade para estar com os que me são queridos…
Quanto à passagem de Ano…em termos práticos é um dia como outro qualquer, o último do ano…em termos teóricos é o Dia dos dias, o dia do balanço, o dia do fim de um ciclo, a véspera de um ano que se espera melhor e cuja lista de intenções é normalmente imensa… mas não me apetece ainda fazer muitas considerações sobre o novo ano…apetece-me estar atrasada…tal como tempo…
Mas provavelmente lá iremos todos comer as 12 passas, pedir os 12 desejos, fazer muitos votos…e talvez…quem sabe, comer umas febras grelhadas com arroz…!!!
R

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O NATAL ESTÁ AI OUTRA VEZ...

É verdade, o Natal está ai outra vez, mas quem nos manda a nós andar distraidos. Mas o que é verdade é que as arvores já estão feitas em algumas casas, as luzes iluminam a cidade e aquele espirito natalicio, faz questão de nos sugar, sem nós querermos. Não tenho nada contra o Natal, gosto da época, não gosto da euforia que domina as pessoas, e muito menos o espirito caridoso e solidário que invade o ser humano. Somos indiferentes para com determinadas causas 365 dias e um dia faz-nos pensar que somos os melhores seres humanos. Tudo isto que envolve o natal, me chateia, irrita, parece aqueles presentes todos bonitos, mas que quando se abrem não têm piadinha nenhuma... para além do Natal, depois temos o Ano Novo, e mais um ano que passa, sem se passar nada, enfim!!
Acho piada quando olho para os que me rodeiam, os observo nos seus momentos agitados, em que fazem tudo, inclusivé as 12 passas, e nada fazem para mudar. É a vida, a nossa sociedade, da qual todos fazemos parte. Este ano estava decidida a fazer tudo diferente, ir para o Rio de Janeiro e pela primeira vez estar na Praia no Natal, não oferecer presentes, porque ninguém ganha rios de dinheiro para se armar em consumista esta época, alguns sem subsidio. Depois quanto ao ano novo, não vou mudar de ano, quero gozar este até me apetecer e até alguma coisa boa contecer para que as passas que comi em 2006 façam de sua justiça.
Este ano não vou a jantares de Natal, aqueles que nos fazem reunir e trocar prendas que nós não sabemos a quem vai calhar, se ofereço quero que calhe a pessoa que eu tenho gosto em oferecer. Bem talvez faça tudo isto, ou talvez me renda à tradição, embora a minha, tenho a certeza que não é igual a de toda a gente...